segunda-feira, 23 de março de 2009

Passado + Presente = Porque estudo viagens no tempo?

Para além de uma "forte pancada" que motivação pode ter uma pessoa para estudar viagens no tempo?
Mudar o passado?
Há algo que nem a Física nem a Matemática podem mudar: o passado de um individuo.
Mudando o passado de uma pessoa, essa pessoa deixa de ser quem conhecemos.
As pessoas não são apenas uma salada genética. São também o fruto de uma vida de experiências.
Regressar no tempo com a intenção de mudar o próprio passado é uma ilusão. O passado de um indivíduo, não se altera mudando a História.
Então porquê perder tempo a estudar viagens no tempo?
Simples: Viagens no tempo permitem uma fuga à realidade no sentido literal da palavra!
Não estou a falar de ficção.
Suponham que recuam no tempo e alteram parte da vossa história. Nesse instante, gerar-se-á uma nova cópia vossa. Um indivíduo com um passado diferente do vosso.
Se esse indivíduo não viajar no tempo para repetir a experiência feita por vocês, vocês perdem o vosso lugar no universo.
O vosso "duplo" estará a ocupar o lugar que deveria ser vosso. Deixa de haver lugar para vocês "na realidade" (Num universo paralelo como dizem alguns...).
Há formas de tornear a questão... tentando crias ciclos no tempo, com medidas bem rigorosas de prevenção.
Há também a questão: como desfazer o que foi feito numa viagem e regressar ao universo de onde partimos...
Esta questão é mais complicada porque PODE ter uma resposta do tipo "não é possível"
A parte do ser possível... é tão improvável que mais vale pensar que não é.
Porque é que eu gosto de viagens no tempo?
Nostalgia?
Eu não tenho problemas em perder o meu lugar na realidade... se me for permitido viajar no tempo.
Laços afectivos? Amizades? Família? ...
Nesta vida tudo é temporário.
Viajando no tempo terei sempre réplicas de todos eles...

Não seria mais frutífero dedicar o meu tempo a outras coisas? Outras causas?
De facto... neste momento não estou a estudar viagens no tempo.
Não tenho tempo!
Ando a estudar coisas sérias... a fazer um mestrado em Matemática... e garanto que uma máquina do tempo neste momento seria-me muito útil para arranjar tempo para fazer tudo o que eu quero.
Viagens no tempo devem ser feitas por pessoas solitárias, ou que não se importem de o ser.
Pessoas que "não tenham nada a perder", e que não tenham medo de arriscar nunca regressar ao espaço-tempo de onde partiram.

Agora, estudar viagens no tempo, linhas temporais, máquinas do tempo etc... isso deve ser feito por pessoas com tempo disponível.
A título de curiosidade... este texto foi um dos meus delírios ... no solitário verão de 2008... porque agora, não há tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário